quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Gestão Governamental: A Implementação da Gestão por Competências

A gestão de competências consiste no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos indivíduos a fim de que os objetivos de uma organização possam ser alcançados. O órgão federal que pretende implementá-la deverá seguir algumas etapas procedimentais. Sofrerá um processo de desenvolvimento organizacional, sujeito às dificuldades inerentes à adoção de um novo tipo de gestão.


Tome-se como exemplo um órgão federal que está concluindo seu planejamento estratégico. Para implementar um modelo de gestão por competências, o primeiro passo deve ser o estabelecimento dos objetivos de longo prazo. Juntamente com a missão e a visão deste órgão, essa definição permite a formulação de uma ideia acerca das competências necessárias à organização. Estas passam, a seguir, a ser mapeadas dentro da instituição. Verifica-se a capacidade do quadro de pessoal e suas carências.


De posse de um diagnóstico base, o órgão deve procurar suprir suas lacunas. Para tanto, há duas estratégias principais, que podem ser combinadas. A primeira consiste na promoção de ações de capacitação para os servidores que atuam no órgão. A segunda diz respeito à formação de parcerias. Nesse caso, instituições externas podem treinar os servidores, realizar a tarefa ou mesmo atuar de forma conjunta, trabalhando de forma articulada com os funcionários do órgão.


Caso o órgão não possua indicadores apropriados e metas de desempenho, as ações de capacitação devem visar ao conhecimento de técnicas de planejamento, somadas a métodos quantitativos e qualitativos de avaliação. Os servidores deverão possuir habilidade para aplicar este conhecimento nos programas incompletos. Sua atitude deverá ser de comprometimento e responsabilidade com as tarefas. A etapa seguinte à ação de capacitação consiste em monitorar os resultados da ação empreendida. Os servidores que obtiverem melhor desempenho deverão ser recompensados, por exemplo, com promoções.


A gestão de competências poderá ser adotada com base na Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, instituída pelo Decreto 5707, de 23 de fevereiro de 2006. No médio prazo, tomando por base o plano plurianual (PPA), o órgão poderá desenvolver regularmente ações de capacitação a fim de fortalecer aptidões relativas a planejamento e avaliação. No curto prazo, uma solução pode ser a contratação de servidores em cargos de confiança.


Algumas dificuldades podem ocorrer nesse processo. O órgão pode desenvolver determinadas competências em seus servidores, que, com o passar do tempo, não são tão necessárias ou possuem importância secundária em novas funções que o órgão passe a executar. Mudam as necessidades, mas os servidores são os mesmos. Novas ações de capacitação serão necessárias, a fim de diversificar o rol de atributos dos servidores.


A adoção da gestão por competências representa processo inerente de desenvolvimento organizacional. O órgão que a implementar habilita seus servidores para a realização de seus objetivos organizacionais, no contexto dos ditames do plano plurianual e dos princípios da administração pública brasileira.

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